As pessoas que treinam visando à hipertrofia muitas vezes focam sua alimentação apenas nos alimentos energético e de construção muscular (carboidratos, proteínas e lipídios) Isso faz com que os micronutrientes, vitaminas e minerais, muitas vezes sejam esquecidos. Como resultado, o treinamento resistido acaba não tendo o efeito desejado. Por este fator que a suplementação vitamínica é muitas vezes indicada, para que as necessidades de cada nutriente sejam de fato supridas.

Suplementos vitamínicos e melhora dos processos hipertróficos

Todas as vitaminas têm grande importância para o bom funcionamento do organismo e uma das principais atuações das vitaminas em geral é na melhora da síntese proteica, que gera a hipertrofia em indivíduos treinados. Dentro das divisões dos nutrientes, as vitaminas e minerais são classificados como alimentos reguladores, já que sua função dentro do organismo é melhorar os processos vitais, auxiliar no bom funcionamento do metabolismo e do sistema endócrino. Agora imagine o seguinte: para obter hipertrofia, seu corpo será “castigado” com um treinamento acima dos níveis em que ele está adaptado. Depois do treinamento, seu corpo vai necessitar recuperar-se e dessa forma, estar apto a novos estímulos futuros. Basicamente é assim que acontece a hipertrofia. Porém, este processo é altamente complexo e exige do organismo um pleno funcionamento, para que ele possa se concentrar na recuperação das fibras afetadas. Pois bem, se as vitaminas e os principais minerais tem a função de regular o funcionamento do organismo, tornando-o mais eficiente e melhorando a secreção hormonal, temos neste ponto uma chave para a hipertrofia.
A vitamina C, por exemplo, entre suas principais funções, regula o cortisol, principal hormônio catabólico (mobilização de nutrientes para gerar energia, dependendo da situação, mobiliza as proteínas para geração de energia, daí vamos perder massa muscular). Por tanto, ela é fundamental para a hipertrofia. A vitamina D auxilia no fortalecimento de ossos e sistema cardíaco, que também interage diretamente com os processos hipertróficos. A vitamina A atua na redução de radicais livres, que podem ser altamente prejudicais para a hipertrofia. A vitamina B12 ata diretamente na produção de novas proteínas e é fundamental para o treino.

Conclusão sobre suplementos vitamínicos

Mesmo as pessoas com alimentação balanceada têm certa dificuldade de ingerir todas estas vitaminas e minerais em sua alimentação, devido ao grande número destes nutrientes e pela quantidade enorme de alimentos que precisam ser ingeridos para que seja possível suprir as necessidades diárias. Portanto, com acompanhamento nutricional (para que não ocorra uma overdose de vitaminas, principalmente as lipossolúveis) é sim viável e até importante a utilização de suplementos vitamínicos para quem busca a hipertrofia. Já que com o organismo funcionando regularmente, ficará muito mais fácil de conseguir tal objetivo. Porém é bom frisar que tanto o acompanhamento profissional, quanto a qualidade destes suplementos, é de vital importância para os resultados. 

Referências Bibliográficas

http://www.scielo.br/pdf/rbme/v18n1/01.pdf. Acesso em: 09/11/2017.

http://www.seicesucol.edu.br/revista/index.php/facider/article/download/133/168. Acesso em: 09/11/2017


Nenhum comentário: